segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Que caminhão?

Na minha breve vida de caroneira nunca passei mais de 15 minutos na beira da estrada e sempre que questionava o motorista (todos homens) se eles costumavam dar carona, respondiam a mesma coisa: "Parei porque vocês são gurias". Ok é mais fácil conseguir, mas uma vez dentro do veículo, cria-se uma situação onde eu tenho que me preocupar em me preservar e não me expor (nem ideias, nem detalhes da viagem), não ser muito simpática pra que ele não entenda errado e ache que estou dando abertura pra que ele me assedie e direcionar a conversa de maneira que sexo nem passe pela cabeça dele. O fato de ele usar aliança ou ter uns 150 anos a mais que eu não é relevante, ele acha que por me "prestar um favor" eu lhe devo um agradinho também.


Ainda assim, me sinto constrangida em recusar várias coisas pra passar o mínimo de tempo possível na presença de uma pessoa que me deixa desconfortável na maneira como me olha e invento uma história qualquer pra recusar educadamente a proposta dele de dormirmos os três na boleia do caminhão, ao invés de simplesmente rir da cara dele e fazer um comentário tão infame quanto a proposta. Mesmo assim o cidadão age como se tivesse sido lesado e nos deixa no meio do nada porque saiu perdendo, afinal, nós ganhamos uma carona e ele não ganhou nada.


Falando assim parece absurdo né? E é, por sermos mulheres, passamos por essas situações desconfortáveis e nojentas, de homens nos julgando  por viajarmos sozinhas nos deparamos com homens que se aproveitam de "situações de vulnerabilidade". O fato de eu estar viajando sem a companhia de um homem não faz de mim vulnerável. Se um homem está sozinho na rodoviária ele não é observado fixamente por algum oportunista que parece que te come com os olhos e nem se sente desconfortável em perceber que você também o observa, mas sendo mulher eu tenho que aprender a lidar com isso e usar das minhas artimanhas pra fazer com que isso pare. Não, não levo desaforo pra casa, ele não tem o direito de fazer o que quiser porque é fisicamente mais forte, eu não fico me aproveitando do fato de ser mais inteligente pra assedia-lo, oras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário